terça-feira, 14 de junho de 2011

Duke Nukem Forever - Review


15 anos se passaram desde que a 3D realms falou "eh, uma continuação de Duke Nukem 3D seria legal". Entre projetos, engines, desenvolvimento, vidas que se foram, 6 Gtas, 6 Final Fantasys, todos os Zeldas pós SNES e uma suposta "morte" do projeto em 2007, finalmente saiu Duke Nukem Forever! Vamos ver qualé a da nova aventura de Duke então? Fazendo a Katylene, VEM KOMEEEEEGO!

Peguei o jogo cheio de hype, confesso. Coloquei no box e voila! Jogo rodando! Pra valer! Não era brinks não! Após a abertura (vídeo do youtube logo abaixo), corri foda pra começar o jogo. Primeiro Load game com o título do capítulo "Duke Lives!". Fico esperando ansioso. 10,20,30 segundos e nada do jogo começar. Pensei, porra piratinha, vai me deixar na mão mesmo, COMEÇA LOGO, PORRA! Desligo e ligo o console de novo, instalei o jogo no HD pra ter certeza. Vamos lá, tudo de novo: tela de loading de novo, fico olhando os achievements pra passar o tempo. OLHA SÓ, MUDOU, vamos apertar o A pra começar então! Ah, infelizmente não tem achievement-piada para "o jogo ficou pronto!" kkkkkk



Primeira coisa que vc faz no game é mijar, LOL, mas não tem objetivo nenhum, bora. Umas conversas com policiais aqui e ali e vc tem um quadro negro que pode interagir desenhando, tem até troféu pra isso, aposto que todo mundo desenhou um pinto. Eu não, fiz um "XIS DÊ" (XD). Bora andar mais um pouco. Monstrão visto de longe, mais andança, um pouco de caos na tela, bora acostumar com o controle e o screen tearing tenso, FPS tenso tb, mas aí pego a Devastator, elevador subindo e começa batalha com MONSTRÃO FODA, no meio da chuva e num campo de futebol. Mas peraí, esse é o ultimo boss do Duke Nukem 3D! Vamos lá matá-lo! O Bicho é pencas fácil, basta não parar de atirar e usar e abusar do circle strafe (ficar andando em circulos em volta do bicho sem parar) e pronto, morreu. Duke faz igual no final do primeiro jogo, arrancando o olho do bicho e chutando pro gol. Legal, mesmo!

Aí o jogo corta pra uma cena onde o Duke estava jogando o jogo dele mesmo, ou seja, um jogo dentro do outro, com duas amapôs gemeas fazendo carinhos abaixo da cintura dele. Prestem atenção no nome das duas para uma piadinha bem tosca, hahaha. Aí que o jogo começa. E agora que começa nosso review.

Mãos a obra, Duke!

A jogabilidade de DNF é aquela de sempre. Corre aqui, agacha ali. A única coisa que devemos acostumar é o fato de só podermos usar duas armas. DUAS. Entre os 7 tipos disponíveis. Recomendo usar a shotgun e o RPG, Uma pra close combats e outra para faraway targets. Temos 2 tipos de "pipe bombs" tb. Boas escolhas. O engraçado é que a arma mais forte do jogo não tem aquele feeling de ser A ARMA MAIS FORTE DO JOGO, saca?
Temos variações em alguns níveis tb. Vale citar uma parte que vc é encolhido e anda num carrinho de controle remoto. Engraçado que quando vc vai pra parte onde pega um carro de verdade, vc sente que ainda está jogando com um carrinho de brinquedo. Horrível. Aliás, quando vc pega os veículos, o jogo muda pra visão em terceira pessoa, mostrando a HORROROSA movimentação do modelo do Duke. Tb tem fase em baixo d'agua, tosca, desnecessária e só serve pro fator "olha, tem fase underwater igual o 3D, vem gente!". Vc tb interagem bem com o cenário e, realizando certas ações, vc tem um bonus de "ego", que equivale ao shield ou health dos jogos de FPS. Vale conseguir todas para aumentar o life.

Sobre gráficos, outra decepção. O jogo cru já foi reescrito 200 vezes, isso já sabemos. E que ele foi passado de engine gráfica em engine gráfica (passou por TODAS as Quake Engines, reflitão) e finalmente foi transcrito pra Unreal Engine. Dá pra perceber isso pq tem partes onde o jogo é bonito, e outras onde os gráficos tem texturas tão borradas que lembram N64/Dreamcast, sério mesmo! Os inimigos tiveram um trabalho até legal, mas já está datado principalmente depois de vermos jogos como BulletStorm, Batma Arkham Asylum, que usam a mesma engine e são muito superiores a DNF. O som faz o que tem que fazer. Explosões, tiros de laser e efeitos sonoros são justos. As músicas poderiam ser bem melhores e empolgariam mais se não fosse esse feeling épico que o jogo tenta passar. Se tivessem abraçado o lance de ser jogo antigo e tivesse uma trilha mais rock 'n roll, empolgaria mais. Agora vale destacar MUITO o trabalho bem legal dos dubladores do jogo, obviamente do John St. John que faz a voz de Duke. Muitas piadas legais feitas por ele tem um puta charme legal, mas isso é o próximo tópico.

Então, se o jogo é mais ou menos, se o gráfico e o som não são tão bons, pq caralhos jogar isso? Por causa das piadas, gente, vale o sacrifício! Tem gente procurando easter eggs e referencias adoidado na net. Isso foi o que realmente valeu a pena no game. Um detalhe que vc reparou e outra pessoa não, e por aí vai. Vale citar que o jogo zoa com filmes e games supernovos, tipo Gears of War, Portal, Mass Effect. Vale prestar atenção nas referencias que são a melhor coisa do jogo disparado. A do filme A Origem é impagável, ri alto mesmo!

Duke Nukem Forever é um jogo velho, que começou a ser trabalhado numa época onde o genero FPS começava a querer se desenvolver, passou por várias eras, várias tendencias. Então, antes que o jogador comece a compará-lo com Bioshocks, Calls of Duty e Killzones da vida, é bom entender isso. E por uma "mascara" na hora de jogar. Tem que ser visto como aquele FPS antigão que vc jogava usando a shotgun e atirava em tudo que se mexia sem usar uma gota do cérebro. Aí sim, vc tá jogando um jogo velho, do jeito que ele foi construído, do jeito que Duke deve ser jogado. Sem estratégias muito complexas, nada disso. O principal defeito do jogo são os load times mesmo. Ninguém merece esperar 30 / 40 segundos pra tentar outra vez após TODA morte. Jogue com o bom humor ligado, mas cuidado para não perdê-lo entre uma tela de loading e outra.

E sim, eu QUERO um novo jogo do Duke Nukem. Daqui a 2 anos, no máximo tá. Garanto que vai ser muito melhor que esse. Poderia ser uma série que tira sarro de FPS, precisamos de bom humor, tá tudo mto sério, tá tudo mto gore!

Não recomendo Duke Nukem Forever para uma compra. Recomendo uma jogada no Normal, vai lá, termina, faz o máximo de conquistas que puder, já que são extremamente fáceis e deixa de lado, pq já tem coisa muito melhor pra sair. Né, Fear 3?


Score final: 7 charutos e duas tetas (kylie, chora pq vc só tem uma) / 10
(pras bilú que não entenderam, é 7,2)

PS: Eu pegava fácil o Duke Nukem, kkkkkkkkkkkkk Algum cosplay por ae?