quinta-feira, 12 de abril de 2012

O fim da fase sempre é mais difícil....

Setembro do ano passado, numa tentativa de dar uma virada de 180º na minha "carreira" profissional, me arrisquei e entrei pra Dedic, uma renomada Empresa no ramo de atendimento a cliente (ou falando do jeito esdrúxulo: TELEMARKETING). Resolvi me arriscar mesmo. Tenho vários amigos que deram certo nesse ramo. Todo mundo fala "bem" e talz. Lá fui eu né, fazer o tal treinamento (que nem foi remunerado). Ao final deste, por volta do final de setembro, partimos para a operação em si.

Devo confessar que foi um choque. Que nada teria me preparado pelo que ia encontrar. Na verdade, fazíamos idéia, mas não que seria tão tenso. Fala sério, para receber mísero salário mínimo + varíavel, sempre achei que o trabalho seria baba. E é. E foi. Mas continuo explicando aí abaixo...

O trabalho que passei em si não foi bicho de sete cabeças. Era no grupo de Suporte Técnico da Vivo. Onde, todas as pessoas que trabalham lá erroneamente, ou até mesmo com "vergonha" de assumir que trabalhavam no maldito Telemarketing, botavam em seus perfis de redes sociais ou até mesmo assumiam publicamente que trabalhavam para a Vivo. Para a Vivo ninguém trabalho. Representávamos a Vivo, mas éramos terceirizados. Poucos assumiam. Mas não vem ao caso. O caminho percorrido neste setor foi íngrime, fatão. As primeiras semanas dolorosas, mas deu pra levar de boa. Passei perrengue? Muitos! Engoli sapos? Mais ainda! E tudo que se aprende no treinamento, pouquíssimo é realmente útil. É tudo sobre as deixinhas, as "manhas" de sistema que quem é esperto aprende. Quem não é, bóia foda. A parte de hardware e software era desprezivelmente ruim. Máquinas que levavam 10 minutos no mínimo para logar (sério). Mas o tempo foi passando. Me dava bem até. Mas tudo que almejava era a possibilidade mesmo de crescimento dentro da empresa. Não estava ali para atender telefone. Aquilo pra mim era um passo, um degrau só. E estava indo muito bem, obrigado.

Por final de 2011, recebemos treinamento para suporte a rede. Atender a habilitações de lojistas que por falta de sistema em loja, ou falta de capacidade, precisavam recorrer ao atendimento telefonico. Foi outro perrengue: de nada adiantou treinamento, todos com mais dúvidas e necessidade de prática rápida. Lembro-me da "anja" (pessoa designada a ajudar os novatos) ficando sem voz. Tinha dó dela, pedi para que me ensinasse não falando, mas apontando no sistema como fazer X procedimento. Ela sorria. Eu também. No final do mes, estávamos todos dando risada quando atendíamos parceiros. Era um suporte gostoso, porque eu falava com gente que entendia o que estava fazendo, sabia exatamente o que queria. Diferente das Donas Marias que atendíamos no Suporte Técnico, que queriam saber porque a Internet da Vivo não rodava Youtube em seu Iphone 5 de 3 chips.

Fim de Janeiro, decido ir pra faculdade. Grande Passo. O curso: Gestão da Qualidade. Tem tudo pra dar certo. Porra, fui Inspetor de Qualidade de produção no Japão durante 3 anos. Manjava da política dos processos em uma fábrica! Poka Yoke? Eu já sabia o que era antes de conhecer o nome feio. Mas não foi tão fácil assim. Trabalhava de 16:00 até as 22:20. E a faculdade começava as 08:00 até as 11:40. Ou seja, tinha das 11:40 até as 16:00 de tempo livre. E chegava em casa as 00:20. Saía de casa as 05:30. Faça as contas de quanto tempo eu dormia. Junte isso a minha condição de saúde. Possuo uma doença que já é considerada crônica. Que se não tratada, vai denegrir e me debilitar pouco a pouco. Não demorou muito para que eu começasse a me sentir mal em menores intervalos de tempo...

Fevereiro vem a notícia: migração para o Retenção de Dados. Quem quer? Foi aquele rebuliço. Eu, começando a faculdade, precisava do horário novo, mais cedo. Tava difícil conciliar tudo aquilo. Aquele horário vago era o inferno na terra. Quantas vezes não dormi no chão do fumódromo nos fundos da empresa? Quantas vezes não me aguentava trabalhar de sono, pescando tenso? Pensei em me candidatar a vaga. Mas antes, busquei orientação mesmo informal de uma amiga minha supervisora. O resumo? Rodrigo, não vá! Complete seus 6 meses aqui e fique esperto que logo surgem oportunidades. E meu ânimo deu aquela levantada de novo.

Final de fevereiro sai a escala dos escolhidos para migração para o Retenção de Dados da Vivo. Lembro até hoje de duas amigas minhas que se candidataram e queriam muito trocar de grupo: nenhuma das duas foram escolhidas. Retorno da pausa de lanche quando sou chamado por exata esta supervisora que não me recomendou a migração e entro em espanto quando soube que meu nome estava entre os escolhidos. Mas por que eu? Não me candidatei nem nada! Dizia que foram pelos indicadores de destaque, pela fidelidade a escala. Inúmeros foram os dados. Nenhuma era a minha vontade. Cheguei a ameaçar o desligue da empresa. Mas gosto de ver primeiro para crer. Não queria ser o covarde.

Mais um treinamento. Leve, Bem humorado. Já possuíamos bom manejo do sistema e só nos era apresentado novas partes do mesmo. Ia ser baba. Ia? Eu sou uma pessoa que odeia confrontos. Prefiro dizer que abraço idéia x e que prefiro ver primeiro pra ter certeza da minha opinião. Lá estávamos nós ansiosos (!?) para a nova experiência. Site novo, na Rua Duque de Caxias. Sistemas melhores, máquinas melhores, ou no mínimo aceitáveis. Clima da empresa, diziam que era melhor. E era mesmo. Chegou o famigerado dia de começar.

O sistema de retenção não existe. Aquilo que é te passado, que 90% das pessoas que dizem não querer mais o modem da Vivo, na verdade querem é desconto. Mentira, todos querem mesmo é acabar com a linha. Motivos? Vários! Mas todos quase se resumem a falta de informação dos vendedores sobre os planos, sobre como funciona 3G, sobre valores, sobre tudo. Tudo fede falta de informação. Quando eu informava os clientes, quantas vezes ouvi: "mas se eu soubesse que era assim, se tivessem me explicado claramente como vc fez, eu nem tinha contratado". Que pena, Seu José, porque agora voce vai pagar multa de xxx reais porque quer cancelar antes de vencer o prazo de fidelização, voce sabia? (porque eu chamava todo mundo de voce). A negativa era positiva. E lá vai explicar porque Seu José tinha que pagar pra cancelar... Chegava a ser xingado por alguns. Fui chamado de arrogante, de inútil, de merda. Tudo gravado em aúdio. Ou pelo menos dizem né. Eu sempre mantive na minha. Contratos é um mundo onde tudo é claro e específico. Basta ler. Se não leu, o pau comeu. E lógico que quem quer vender, não manda o cliente ler. Depois fica para os que não tem "nada a ver" com isso, ficar stressado para explicar para os que deveriam saber de tudo desde o início. Como falei, nunca gostei de ter de responder por erro dos outros. Não gosto de conflitos, não gosto de ficar apontando dedo "foi fulano que errou". Quero fazer meu trabalho bem. Só isso. Tudo foi ficando mais e mais tenso... até que tive de faltar um domingo... E aí foi onde a merda começou...

Fui trabalhar um domingo todo zoado. Supervisor viu que eu não tava bem. Tava sem carteirinha do convenio. Fui pra Santa Casa ali perto do trampo, na Sta. Cecília. Eu ODEIO ambiente hospitalar. Gente rindo, gente nada a ver ali, um inferno. Eu fiquei sentado das 16:00 até as 19:00 num banco. Chamaram as 19 horas para triagem, para PERGUNTAR O QUE EU TINHA. Blza, tinha que pegar um atestado pq não tava bem mesmo. As 23:00 da noite, ainda não tinham me chamado. Larguei mão e fui embora zoado mesmo. Segunda feira, ainda zoado, comendo tudo e vomitando em seguida. Fui pro médico certinho. Reação de tratamento da diabete, tava enjoado. Recebi medicação e melhorei de boa. Avisei supervisora, que tava com atestado... de horas... Fui entregar atestado no outro dia. Não aceitaram por ser de horas, tinha que ser dispensa dos dias. Resultado? Advertência verbal. Seguindo a política da Empresa, não pode prestar para outro cargo com advertência durante 6 meses anteriores. Ou seja: tudo que tinha passado até ali foi pro esgoto. Desanimei foda. E juntou mais stress daquele lugar, daqueles procedimentos. Uma segunda, passei mal foda, achei que ia desmaiar. 4 dias de atestado. Médico dizendo que meus sintomas eu deveria sentir quando tivesse 60 anos....

Uma pausa: Quando me arrependo de algo, sei que pode ser tarde as vezes. Engulo muito sapo. Mas quando resolvo explodir...

Meus pés doem muito de uns dias pra cá. Resolvi ir no médico novamente. Recebo a notícia do Neurologista: Neuropatia diabética. Meus nervos não estão se comportando direito, por isso a sensação de queimação nos dedos dos pés, a sensação de choque. Se não for tratada em tempo.... Tem de amputar.

Voltei a trabalhar normalmente. Recebi meu salário agora dia 5 de Abril: 350 reais. Tudo isso. Descontos pra caralho. Nem sei do que são. Fiquei inconformado. Não aceitava. Mas ia esperar o próximo pra ver qual era. Saiu a nota de variável. Resultado que devido as faltas, eu não ia ter variável. E se os descontos fossem iguais aos desse mes. Eu praticamente não ia ter salário! Ao ver o resultado, não conseguia falar. Não consegui dar procedimento na operação. Meus olhos encheram de agua. Voz não saía mais. Eu tenho 1,83 de altura e peso 97 kg. Não é bonito ver um marmanjo dessa altura/idade/peso chorando. Não é bonito.

Prometo sempre ajudar a todos que posso, todos que amo. Mas não estava conseguindo. Dívidas com amigos. Dívidas. Queria o bem de algumas novas pessoas que entraram para minha vida. Mas eu já não conseguia mostrar que eu estava indo bem. Não estava enganando ninguém. Acabei afastando alguns deles. Decepcionando outros. Eu queria morrer. Literalmente. Depressão era pouco. Queria ajuda. Mas não queria ajuda. Queria largar de ser um peso para as pessoas, que as puxa pra baixo. Eu quero ser o contrário, eu queria ser a catapultaque joga eles pra cima. Mas eu não sou. Eu estou uma bagunça.

Hoje (12/04) a gerente mandou me chamar e perguntou em reunião comigo porque eu estava faltando tanto. Contei tudo isso aí em cima, resumido né. Ela não se importou tanto. Só perguntou se eu ia pedir pra ir embora ou se ia voltar.
Pedi as contas.

Agora a vida continua...
Livre...

certo?



PS: Nomes foram omitidos para preservação da minha amizade/seja la o que for com os mesmos.
PS2: Eu estou namorando até segunda ordem, ou até ele me chutar.
PS3: Não quero, ainda prefiro Xbox360


Rezem por mim, obrigado!

Nenhum comentário: